Páginas

terça-feira, 17 de março de 2015

St. Patrick's Day - Um pouquinho da história

Dublin

O dia de São Patrício (St. Patrick’s Day) é uma das maiores celebrações do mundo, comemorado em todos os países de língua inglesa, principalmente na Irlanda (onde é até feriado) que tem uma relação direta com a história desse dia.
A história conta que São Patrício foi um dos responsáveis pela chegada da religião católica na Irlanda, o que fez dele um dos maiores símbolos religiosos do país e um dos padroeiros. É comemorado no dia 17 de março por ser supostamente a data da morte dele. São Patrício, que já havia sido sequestrado por piratas irlandeses e levado como escravo pra Irlanda quando era adolescente e conseguiu fugir voltando para a Grã-Bretanha, sua terra natal, regressou a Irlanda como Bispo com o objetivo de evangelizar aquele povo. Ele usava o trevo para explicar a santíssima trindade, como uma forma de evangelização, e por isso o trevo ficou sendo um dos símbolos não só da comemoração, mas do país.


É daí que vem a cor verde também, como uma analogia a cor do trevo. Todo mundo usa verde durante as comemorações de St. Paddy’s Day (uma das formas de se chamar, mais informal). Existe até algumas brincadeiras com quem não usa verde, como levar beliscões, por exemplo. As cidades viram um verdadeiro mar verde de pessoas comemorando.Existem lugares que as prefeituras mandam colorir até as fontes e rios de verde. Isso sem contar as luzes verdes projetadas pelas mais diversas construções. 




Eles também fazem as famosas “Parades”, com alegorias, bandinhas, desfiles e tudo mais. Um verdadeiro carnaval que até se parece um pouco com o nosso.
Outro símbolo do St. Patrick’s day é o duendezinho verde fumando um charuto, mais conhecido como Leprechaun. Mas verdade seja dita, ele não tem nada a ver com o dia de São Patrício. Ele está muito mais ligado às lendas pagãs Celtas. Sabe aquela historinha que a gente ouve quando criança, de que existe um pote de ouro no fim do arco íris? Pois é, esse pote de ouro é desse duende!!


Também existe outro símbolo, conhecido como a Cruz Celta. Pela foto dá pra ver que ela se parece bastante com uma cruz comum. A única diferença é esse círculo do meio. Essa cruz é a junção da cruz cristã com a cruz solar, símbolo dos celtas. Essa junção foi feita em uma das tentativas de se evangelizar o povo irlandês.



Hoje é o último dia de comemorações de St. Patrick’s na Irlanda e em outros países de língua inglesa. Nesse site aqui ---> http://www.stpatricksfestival.ie/ <--- você consegue informações sobre esses últimos suspiros de festa na Irlanda. Mas se não der pra ir esse ano (porque só daria se você já estivesse em algum país que comemora esse dia com festividades mesmo), fica de olho no site e já se programa pra ir ano que vem. Além da desculpa de ir pra conhecer a Irlanda ou outro país que comemore (o que é uma ótima desculpa, por sinal), você ainda pode se divertir curtindo a Parade, o verde, a cerveja verde ( a famosa Green Beer irlandesa), os Irish Pubs, e toda a loucura que as cidades se transformam nesses dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário