Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

5 SENTIDOS PELO MUNDO - SYDNEY

A Austrália fica localizada na Oceania e é o maior país dessa faixa continental que, por sinal, é a menor do mundo. Apesar de ter sido, inicialmente, descoberta pelos holandeses (descoberta europeia, no caso, já que antes era habitada por aborígenes), sua colonização se deu mesmo por parte dos britânicos, que a usavam como uma espécie de “colônia de presos”. Sua capital, ao contrário do que muitos pensam, não é Sydney, e sim Camberra. Existem diversas outras cidades famosas, como Melbourne e Brisbane. Porém, Sydney é a maior e mais desenvolvida cidade do país, e sem dúvida alguma, a mais famosa. Ela fica ao longo do mar da Tasmânia, o que rende a ela inúmeras belezas naturais que valem muito a pena conhecer. O clima é costumeiramente quente no verão e não fica abaixo dos 12º C no inverno. É uma cidade que, com certeza, entra no roteiro de todos os viajantes. Então vamos conhecer o que ouvir, cheirar, comer, ver e tocar por lá?

Pra ouvir: JET

A Austrália é um berço pra música mundial. Bandas como AC/DC, Men at work, INXS e Silverchair nasceram lá. A icônica Kylie Minogue também é de lá, e é uma das artistas australianas mais famosas da atualidade. A banda gospel Hillsong United, talvez a banda mais famosa do mundo no segmento, também tem suas origens lá. Mas hoje vamos falar de uma banda de rock da atualidade (mas que já acabou) que é uma das mais famosas do rock australiano: JET. A banda lançou seu primeiro LP (isso mesmo, vinil!!!) em 2002, e já de cara mostrou que tem uma forte influencia dos rocks clássicos, como The Who, Rolling Stones e The Beatles. O LP foi um sucesso tão grande que garantiu contrato com uma gravadora, que logo lançou um CD. A partir daí, foram trilhando o caminho do sucesso ao abrirem shows do Oasis e dos Rolling Stones. Então aqui vão algumas músicas da banda pra você curtir enquanto lê o restante do post.  





Pra cheirar: Praia e protetor solar

Bondi Beach
Sim, você não leu errado. É isso mesmo! Sydney tem praias fantásticas e super limpas, e é por isso mesmo que quando se está em uma, você é capaz de sentir aquele cheirinho típico de maresia, sem a influência do cheiro da poluição se misturando. A praia mais famosa de todas, e a mais frequentada por turistas, habitantes locais e surfistas é a Bondi Beach. E é daí que vem o cheiro de protetor solar mencionado no título do tópico. O cheiro do protetor dos milhares de turistas na praia se mistura ao cheiro delicioso de maresia, e forma uma combinação tão boa e aconchegante que você seria capaz de dizer que o verão tem cheiro próprio na Austrália. Existem outras praias que também te permitem ter essa experiência, como a Tamarama Beach, Palm Beach, Coogee Beach e Manly Beach. Sem dúvida alguma vale a visita a todos esses paraísos naturais.

Tamarama Beach

Pra comer: Sticky Date Pudding

A culinária Australiana recebe forte influencia da culinária típica de todo o mundo, devido ao grande número de estrangeiros que residem lá. Entre muitos alimentos envolvendo carne, peixe e batatas, e os doces sem dúvida alguma são o maior atrativo. Entre a grande diversidade de doces queremos destacar um que só pela aparência já da pra ver que é delicioso: o Sticky Date Pudding. Ele é um bolo gelado de tâmaras envolto em uma cobertura de caramelo. Dá água na boca só de pensar né?! Não vá embora de Sydney sem experimentar um desses. Como é uma sobremesa super comum de lá, você encontra em qualquer loja de doces ou lanchonete, então, delicie-se com um (ou vários, porque com certeza vai ser impossível comer um só).



Pra ver: Aquário de Sydney



Dentre as muitas coisas que se tem para ver em Sydney (e são muitas mesmo), o Aquário é uma das mais impressionantes. Ele conta com mais de 12 mil espécies de animais marinhos, inclusive com alguns que você nem sabia que existia. Desde grandes barreiras de corais tipicamente australianos até focas, passando por tubarões, tartarugas e peixes das mais diversas espécies. Estar nos corredores é sentir que a qualquer momento eles poderão te tocar, mesmo você sabendo que está super protegido por camadas grossas de vidro. O Aquário fica em Darling Harbour, e vale muito a visita.





Pra tocar: Taronga Zoo



É o maior zoológico de Sydney, e é um daqueles espetaculares que valem a pena conhecer. Não é um zoológico comum, já que muitos dos bichos que se veem lá só existem na Austrália. E o melhor de tudo, você pode interagir com a maioria deles. Além de ver o demônio da Tasmânia (Taz, do Looney Tunes) e o engraçadinho ornitorrinco, você pode também tocar os cangurus, ao alimentá-los, e dar abraços nos coalas. É uma experiência única!



 Sydney é um lugar que definitivamente vale muito a pena conhecer. Uma cidade super desenvolvida e com muitas semelhanças com o Brasil (mas só as partes boas do Brasil). Quem for pra lá com certeza não se arrependerá. E ai, vamos pra Austrália? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário